segunda-feira, 30 de setembro de 2013

23 anos botando essa porra pra funcionar..

Um amigo meu sempre me diz que meu facebook parece dos anos 90. Só porque sempre compartilhei coisas sobre a MTV.

Bem, eu nunca entendi muito bem esse pensamento, mas um fato é verdade: Eu falo muito da MTV. E não é pouco não. É algo como “o tempo todo”. 90% das minhas frases falam de MTV, novelas ou humor. (No resto do tempo, eu devo estar reclamando ou falando mal de alguém...)

E a pergunta que mais ouço é : “E aí, MTV vai acabar mesmo né?” Bem, o que vai acontecer com a marca “MTV” a partir de outubro, eu não sei, mas a MTV que eu amo está mesmo acabando. Eu, como pessoa madura que sou, obviamente tive uma reação muito racional sobre isso..


Repare que estamos no ínicio do texto e já escrevi a palavra “MTV” 6 vezes....7 agora... Realmente falo muito.

Mas o fato é que eu cresci vendo essa emissora. Na minha infância, quando minha mãe não estava em casa para ver os 57 programas diferentes do Silvio Santos com os mesmos artistas dos anos 60 e 70, minhas irmãs adolescentes ficavam assistindo MTV. Graças a elas eu sei que o Backstreet Boys ficou 23 semanas no primeiro lugar no Disk MTV com “Show me the meaning of being lonely”, fui apresentada as boybands, as divas dos anos 90 (antes de elas lançarem musicas com repetidas frases nos refrões, e ficarem seminuas em clipes), enfim..foi quando fui apresentada a cultura pop.

Graças a MTV sei de cor e salteado “Mulher de fases”, "Anna Júlia", "Epitafio”, “Dias atras”, “Uma partida de futebol”, “Amor I Love you”, “todas as musicas do Sandy e Jr., “Minha alma”, viciei em Pitty e Jota Quest, fiquei com a frase “Vou me vingar de você” da música “Shake de amor” da Banda Uó na cabeça por 3 semanas..(e voltou a ficar na minha cabeça agora de novo...:P).. Clipes ficarão pra sempre na minha mente como “Isso” do Titãs, “Ela disse adeus” do Paralamas, “Minha alma” do Rappa, aquela música do Rubão do Charlei Brown Jr, “Dois rios” do Skank, A poesia de o que é imortal e não morre no final, aquele clipe que o Pato Fu fica num iglu que eu nunca decorei o nome, mas sei o refrão inteiro..

Oh Anna Juliaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa... pausa pra respirar ...Oh Anna Juliaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Porra, era isso o dia todo...

E falando especificamente da MTV Brasil, minha infância era ver Piores Clipes do Mundo, quando Mion não tinha barba, nem vivia na academia e nem só usava roupas laranjas; ver a Sarah no disk MTV e ver o Top 20 nos fins de semana, morrer de rir com as conversas entre a Penelope e as bichas no ponto Pê, gritar CLEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEESTON com o Campeonato Rockgol, ver o João Gordo falando palavrões loucamente, decorar as cenas épicas do Hermes e Renato..





Aí chegou a adolescência e com ela, a terceira fase da MTV. (Pra quem não sabe, dizem que o canal tem 3 fases: Os originais, que alias, como eu queria ter pego essa época também com Astrid, Gastão, Thunder..; a fase das celebridades, Fernanda Lima, Edgard, Sarah; e a fase dos comediantes, Comédia MTV e tals...) Minha rotina era sempre a mesma: Chegar em casa, almoçar vendo Acesso MTV, com as divas Titi e Marimoon, que junto com o Didi, são, na minha opinião, os melhores vjs da última geração pois falam mal e bem de todo mundo na cara dos fãs-clubes loucos, estudar pra, depois, a noite ver 15 minutos e Furo mtv (E claro os outros milhares de programas semanais de humor, como o Quinta Categoria, Adnet ao vivo, Furfles, Comédia, Adnet Viaja, Verão de Casal...)

(A gente ganhava pouco, já tava falindo, mas era feliz!!)
Alias eu vivo imaginando como seria Mega Liga de Vjs Paladinos na última fase da MTV: Marimoon seria uma camaleoa, que vive mudando de cor por conta do cabelo; Adnet seria tipo uma “Mistica do X-men”, porque imita todo mundo; Calabresa teria uma voz supersônica por conta de seus RAAS; Tatá ia diminuir like Chapolin; Didi Effe daria navalhada em geral..enfim...

Ok, todo mundo que me conhece já sabe o quanto sou obcecada por humor, mas vamos admitir: s programas de humor dos últimos anos da MTV foram revolucionários! Acha exagero? Vamos lá:

15 minutos, além de revelar quem eu, particularmente, acho o melhor humorista da nova geração, começou com o “levar” a TV para internet e os formatos de programas com duração mais curtinha,



Furo  MTV popularizou o humor nas noticias (Junto com o CQC, é claro) e criou os melhores gifs do tumblr (Depois dos que zoam a Claudia Milk, é claro);



Quinta Categoria trouxe o humor de improviso pra televisão, hoje tão vistos em programas dominicais (Porque tentaste estragar a magia do improviso com seu programa Anna Hickmann, porque? PORQUE? :P);

Comédia MTV é o melhor programa desse estilo dos últimos tempos, sem mais. Se você não conhece um quadro deles, é porque realmente não usa a internet.







E os VMBs? Onde mais veríamos Cae dando piti, batendo na perninha e pedindo pra “botar essa porra pra funcionar”? Ou encontros como D2 e Bezerra da Silva? Um lugar que recebe de Mallu Magalhães a Valexxxxca? Lugar onde a voz da mulher do google apresenta prêmios, que já foram desde clipes (Olha a criatividade da época), até cachorros de acrílico...

VMB uniu Chitãozinho e Xororó com Fresno para cantar o clássico do cancioneiro popular "Evidências"...QUEM FOI ESSE GÊNIO??? Cantando alto até hoje!


E aquelas  vinhetas que ninguém entendia PORRA NENHUMA? Sério, a única vez que me senti inteligente na vida, (Tirando quando eu via os adolescentes burros naquele programa do “Ultimo passageiro” do Mario Frias), foi quando entendi um desses vídeos.. #ChupaSociedade


Mas o que eu sempre amei na MTV foi como ele abre espaço pros novos talentos, e não é só na liberdade humorística que falo. Foi ela que exibiu o primeiro beijo gay (E não parou mais também né?), falou abertamente sobre Aids e homofobia... Que outra emissora faria a campanha “Desligue a TV e vá ler um livro?” (Será que por isso ela faliu? Todo mundo foi ler 50 tons e ai..?) E os diversos talentos que começaram colocando pézinho em degrau para depois nos abrilhantar com pérolas na TV aberta, como:

  • Zeca Camargo tentando emagrecer e bocejando na TV;
  • A Didi falando em inglês com a Shakira, quando ela é colombiana e sabe falar português, no Rock in Rio 2011;
  • Marcio Garcia tentando atuar e ser diretor de Hollywood
  • Babi falando de seus pelos pubianos na Fazenda (ai que programa maravilhoso)
  • Adriane Galisteu (Homens agradecem desde a clássica foto da Playboy)
  • Felipe Solari, que hoje faz...eh...faz...tá no..faz alguma coisa;
  • Metade do elenco do Multishow...


Enfim, essa retrospectiva da MTV, chamando ex vjs e mostrando como eles mudaram ao longo dos anos, como cresceram, me fez perceber que eu também cresci (Não na altura infelizmente..). A Kati, que sempre foi a caçula da família, está na faculdade, e trabalhando até, veja só! O tempo passa, mas não podemos nos prender ao passado, só olhar pra ele com um sorriso no rosto, e fortalecido, pro que vem por aí. (Também gosto de filosofar, e daí?) (O drama vem da cultura nas novelas mexicanas, abafem..) E agora, que setembro está acabando, com ele vai a emissora do prédio do Sumaré.. Posso dizer que fui, com orgulho, parte do 1 ponto de audiência da MTV. Agora, eu e os outros dois loucos que viam essa bagaça vamos ter que nos contentar com Canal Rural...

Mtv..emissora humilde..

 

Mtv..emissora com muito amor.




Quem diria que Adnet, além de imitar e improvisar, prevê o futuro também? #MTVAcabaAmanhã 



Fui!

@KatiVianna




Nenhum comentário:

Postar um comentário